Eleições PT

Amanhã o PT realiza eleições em todo o País para renovação dos diretórios municipais. Em Imperatriz será eleito Jonas Alves, subsecretário de Estado da Infraestrutura. O partido promete uma eleição movimentada, com a presença maciça de filiados e aliados. De integrantes do PCdoB, haverá um número significativo, porque o PT está decidido a apoiar, incondicionalmente,  o candidato a prefeito comunista, o deputado estadual Marco Aurélio. Ao usar a tribuna na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Zé Inácio(PT) destacou o processo de eleições internas do PT (PED). Além das direções municipais, serão escolhidos os delegados às etapas estaduais e nacional, que ocorrerão em outubro e novembro, respectivamente. O processo de amanhã ocorrerá em cerca de 4.800 municípios em todo o Brasil, sendo 190 municípios do Maranhão. Zé Inácio destacou também o crescimento que o PT obteve nos últimos meses, chegando a superar a marca de dois milhões e duzentos mil filiados em 2019, com 38 mil filiados no Maranhão. “O Partido dos Trabalhadores continua mais firme do que nunca”, enfatizou o deputado.

MA do Sul

Ao contrário do que vem sendo divulgado, ainda não foi votado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 509/2019, de autoria do senador Siqueira Campos (DEM/TO), que visa a realização de plebiscito para a criação do Estado do Maranhão do Sul. A proposta se encontra na Comissão de Constituição e Justiça, tendo como relator o senador maranhense Roberto Rocha (PSDB). Se aprovado, o PDL segue para deliberação do Plenário e depois vai para a Câmara dos Deputados.

Ele disse

“Presidentes com ‘postura’ foram responsáveis pela destruição do Brasil que estamos reconstruindo. Enquanto se preocuparam com palavras bonitas e etiqueta, esqueceram de pegar firme contra a criminalidade, a corrupção, a destruição da família e os ataques à soberania do Brasil”. Do presidente Jair Bolsonaro (PSL).  

Conselho

Em entrevista ao Valor Econômico, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse esperar que o presidente Jair Bolsonaro tenha um “amigo sincero” perto dele para que o alerte sobre os riscos de se produzir incidentes internacionais “todos os dias.” “Espero que [Bolsonaro] tenha algum amigo sincero perto dele. Não é algo correto todos os dias produzir incidentes internacionais. Não ajuda o Brasil. Digo isso como um autêntico patriota que acredita no Brasil”, afirmou Dino. O governador do Maranhão se manifestou a propósito do ataque de Bolsonaro ao pai da ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para direitos humanos. Alberto Bachelet foi torturado e morto pela ditadura militar do ex-presidente Augusto Pinochet.

No páreo

Fonte fidedigna revelou à coluna, ontem, que o empresário Raimundo Cabeludo, proprietário do Sistema Nativa de Comunicação, será candidato a prefeito de João Lisboa, em 2020. “É um nome forte”, na opinião da fonte. O prefeito Jairo Madeira (PSDB) não concorrerá, porque foi reeleito. Raimundo Cabeludo já foi deputado estadual e prefeito de João Lisboa.   

Só faltava essa

Noticiou-se em São Luís que a torcida organizada do Sampaio “Tubarões da Fiel” está querendo proibir torcedores vestindo camisas de outros times no jogo da Bolívia contra o São José (RS), neste sábado.  “Jogo do Sampaio, camisa do Sampaio. Não será tolerado pessoas usando camisas de outros times...”,  diz trecho de uma publicação da torcida no Facebook. Cadê as autoridades? Vão permitir isso? 

Pagamento 

Para alegria dos servidores públicos do Estado do Tocantins, o governador Mauro Carlesse anunciou que a partir de outubro todos eles passarão a receber o salário no primeiro dia útil do mês. “Isso é resultado das medidas de ajustes que tomamos. Foram decisões difíceis, mas necessárias para recuperar a saúde financeira do Estado”, disse Carlesse. O pagamento vem sendo feito no dia 12.