Desfiliação

O professor e ex-vereador Esmerahdson de Pinho começa oficialmente sua caminhada para retomar o mandato no parlamento mirim na próxima quinta-feira, quando junto com parte de sua equipe entrega a carta de desfiliação do PMN ao vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Alex Rocha, que é o presidente municipal da sigla. Como todos sabem, o partido não atingiu a cláusula de barreira na reforma eleitoral e praticamente vai desaparecer. Como no Brasil não existe candidatura “avulsa”, o Professor Esmerahdson terá que buscar uma nova sigla pra poder se candidatar ano que vem. A coluna também foi informada que até novembro De Pinho anuncia a sua nova sigla, e aí marcará um grande ato de filiação, oficializando o partido pelo qual disputará  uma das 21 cadeiras do Palácio Dorgival Pinheiro de Souza. 

Ministério

Não tem fundamento as especulações surgidas em São Luís sobre a possibilidade do senador maranhense Roberto Rocha (PSDB) integrar o Ministério do Governo Jair Bolsonaro (PSL). Além de não ter havido conversa nesse sentido, não existe mais o Ministério das Comunicações. A pasta foi incorporada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), cujo titular é o ministro Marcos Pontes. 

Repercussão

Causou repercussão no meio político de João Lisboa, a informação de que o ex-deputado e ex-prefeito Raimundo Cabeludo tentará voltar ao comando do Palácio da Gameleira. Ele é visto como forte concorrente à sucessão do prefeito Jairo Madeira (PSDB) e esquentou o clima pré-eleitoral no município. Cabeludo é filiado ao MDB e foi prefeito de João Lisboa no período de 1993 a 1996. 

Vereador

De acordo com informação do jornalista Ribamar Correa, ex-prefeitos estão querendo retornar à vida pública como vereadores, inspirados no ex-governador, ex-deputado, ex-senador e ex-prefeito João Alberto de Souza, que em 2020 será candidato a vereador de Bacabal. Entre os políticos citados estão o ex-deputado e ex-prefeito de Balsas, Chico Coelho; o ex-deputado e ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves; e o ex-deputado e ex-prefeito de Caxias, Paulo Marinho. Algum ex de Imperatriz vai querer engrossar a lista?

Concurso

A Assembleia Legislativa aprovou, ontem, requerimento de autoria do deputado Adriano Sarney (PV), que solicita informações detalhadas à presidente da Aged/MA, Fabíola Ewerton Mesquita, acerca da situação dos concursados não nomeados do último concurso realizado pelo órgão. Dentre outras indagações, o deputado quer saber as razões pelas quais os aprovados no concurso, realizado em 2018, ainda não foram nomeados. E quem são os terceirizados contratados que ocupam as vagas dos concursados.

Social 

A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e Equatorial Cemar, lançou nesta segunda-feira (09), no Centro de Convenções do SEBRAE, a Campanha Tarifa Social de Energia Elétrica. A campanha tem por objetivo incentivar as atualizações e inscrições de famílias dos 217 municípios maranhenses no Cadastro Único (CadÚnico). O lançamento da campanha acontece concomitante com o Encontro Estadual do Programa Bolsa Família.