Coluna do Lima Rodrigues

Coluna do Lima Rodrigues

coluna do lima rodrigues

Ministério da Agricultura participa de ação para estimular produção de cacau no Brasil, com destaque para o Pará

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será parceiro do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com o apoio do Governo do Pará, na realização da Oficina de Implementação do Polo Transamazônico - Rota do Cacau, que acontecerá entre os dias 17 e 20 de novembro, nos municípios de Altamira e Belém. O objetivo é impulsionar o potencial produtivo do cacau e contribuir para a geração de emprego e renda, especialmente para pequenos e médios produtores rurais.

...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

China habilita mais 25 frigoríficos do Brasil para exportação
Frigoríficos do Pará e do Tocantins estão entre os habilitados
 
Mais 25 plantas frigoríficas brasileiras estão habilitadas a vender carnes para a China, de acordo com comunicado do GACC (órgão sanitário chinês) enviado na segunda-feira (9) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O número de plantas habilitadas passa de 64 para 89.  A informação é do Ministério da Agricultura.
Dos novos estabelecimentos habilitados, 17 são produtores de carne bovina, seis de frango, um de suíno e um de ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Ministra da Agricultura participa de reunião em Belém

Em reunião com governadores da Amazônia Oriental e colegas ministros, em Belém (PA), a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) destacou na segunda-feira (2) que somente com o desenvolvimento da região será possível garantir a preservação da Amazônia. 

"Se não tivermos desenvolvimento, vamos ficar repetindo isso [o problema das queimadas] todos os anos, não só nesta região, mas em outras regiões", disse. A parte oriental da Amazônia é formada pelos seguintes estados: Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso. 

Bioeconomia

A ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Declaração exclusiva: Bolsonaro afirma que abrirá os garimpos

Estive em Brasília na semana passada e consegui obter uma declaração exclusiva do presidente Jair Bolsonaro. A ideia era fazer uma entrevista com ele na entrada do Palácio da Alvorada, quando diariamente o presidente para falar com turistas e com os jornalistas, mas não foi possível. Consegui só uma declaração.

Na terça-feira, dia 20 de agosto, no final da tarde, não havia jornalistas, apenas turistas do sul do país, admiradores do presidente Jair Bolsonaro.

Ao descer do carro oficial, disse para o presidente que ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Agronegócio

 Pecuaristas do Tocantins e do Pará compram touros do Megaleilão Nelore CFM  

  A Agro-Pecuária CFM vendeu 624 touros Nelore CEIP por R$ 6,1 milhões no Megaleilão dos dias 8 e 9 de agosto. Foram negociados animais para 64 pecuaristas de 11 estados (PR, SP, RJ, MG, GO, MS, MT, TO, PA, AM e RN).

No primeiro dia de negócios (08/08), o Megaleilão vendeu 505 touros, em São José do Rio Preto/SP, pelo valor médio de R$ 10,15 mil. Na Megaloja CFM do dia seguinte (09/08), em Magda/SP e ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Siproduz lança oficialmente a FAP 2019

Meus amigos, levando em conta que em Parauapebas, no sudeste do Pará, mora muita gente de Imperatriz ou parentes de pessoas desta importante cidade maranhense, faço questão de divulgar aqui na coluna a notícia sobre a FAP 2019.

Com o tema “Feita por todos nós”, a Feira de Agronegócios de Parauapebas 2019, traz a mensagem de que todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente são fundamentais para a realização da FAP.

 “Sem a dedicação de cada um, a FAP simplesmente não acontece. ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Serra Pelada será tema de livro de André Dusek
 
O experiente e premiado fotógrafo André Dusek, que completa 63 anos de idade dia 15 de setembro, desembarcou na tarde de segunda-feira em Marabá (PA) e até esta sexta-feira desenvolve um trabalho fotográfico na Vila de Serra Pelada, no município de Curionópolis, no sudeste do Pará, onde na década de 1970 existiu o maior garimpo a céu aberto do mundo.  O garimpo enricou poucos garimpeiros e empobreceu a maioria. Muitos, inclusive, do Maranhão, que venderam o que tinham para adquirir barrancos em Serra ...

leia mais +

coluna do lima rodrigues

Praça da Panelada”

Compareci ontem pela manhã à rápida cerimônia de oficialização do início da construção do Centro de Comercialização de Produtos Comestíveis, o Panelódromo, que eu passo a chamar carinhosamente de “Praça da Panelada”, realizada na Praça Tiradentes, no centro de Imperatriz.

Muito interessante a iniciativa da prefeitura municipal, mas destaco que seria interessante convencer todas as pessoas que vendem panelada na cidade a se fixar na “Praça da Panelada”, incluindo os vendedores da Avenida Getúlio Vargas e os das “Quatro Bocas”, na Avenida Bernardo Sayão.

leia mais +