Nelson Bandeira

Nelson Bandeira

MATARAM O PATARRÃO!

Apesar de ser uma fonte de alimentação, o consumo de pato é feito esporadicamente e faz parte da mesa como se fosse uma comida exótica (como não encontrassem suas espécies no Brasil).

A sua receita mais comum é preparado com tucupi, jambu e chicória; sua carne é muita saborosa, mas difícil de tratá-lo para seu processo culinário.

Certo que amigo nos convidou e intimou para fazer um em sua chácara, localizada à beira do Rio Tocantins, com vista para a praia da Gaivota. Muito aprazível.

Depois de bebericarmos algumas doses de ...

leia mais +

O ESTOURO DA BOIADA...

Como dizia o pensador: “A vida é uma viagem a três estações: ação, experiência e recordação”... Em plena madrugada, nas duas horas erradas de insônia, lembrei-me da folia da Praça da Saudade, frente ao cemitério do Gavião.

Com a existência e significados semelhantes de vocábulos - carnaval não seria diferente, ou seja, confusão, escândalo, alvoroço, troça, entrudo, folguedo.

Como é sobressalente em certas cidades brasileiras, algumas com tradições atípicas aos seus calendários festivos. Exibindo-se de maneira aleatoriamente desejada para galantear coletivamente e/ou individualmente.

São Luís tem muitos cognomes públicos incomuns, como Beco ...

leia mais +

O PIDÃO...

Revendo os meus arquivos sensoriais didáticos, me deparei com as prateleiras quase vazias. O que fiz...

Fui até o Mercadinho, no domingo, feira livre bombando; disse-me- disse por todo que é lado - (DJ x DJ) - colocando de manhã cedo umas músicas sacra como terapia dominical.

Nisso, uma senhora feirante comenta: como é bom ouvir hinos religiosos, deixam a gente em paz... Mas pelo outro, o desatinado fala: mais tarde o diabo baixa e solta com pegadas firmes (funk ou reggae) muito top (sic).

A gíria é o dialeto dali. Os ...

leia mais +

DELEGADO ESCROTO

Este indicativo tem como profissão - Delegado de Polícia do distrito de Perizes de Baixo, do município de Santa Rita, se avizinhando da povoação de Estiva, no Estado do Maranhão.

Este homem da lei não usava algemas e tampouco outros instrumentos para inquirição, e sim outros métodos, que lhes garantisse agilidade na apuração do trabalho miliciano em tempo previsto.

Era “sui generis” na área de segurança pública, ao começar pelo seu antenome – Delegado Escroto – certo que o meliante infrator, com ligeireza vomitava tudo que cometia sem qualquer agressão física.

Naquelas ...

leia mais +

O B R I G A D O, SIM...

Uso de tuas insígnias para fazer louvor da bem e sucedida administração como venerável mestre da Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Imperatrizense, 1638. 

Escolhi como vocativo - OBRIGADO, SIM - Porque fui, também, um dos co-responsáveis em conquistá-lo e convencê-lo ao tão desafiador cargo dirigente de um templo maçônico.

Aliando-se a indicação ensejada o abnegado Irmão Manoel Marconi Marques, onde fez de tudo para não concordar, com o mais puro e justo pretexto: alegando ser portador de um distúrbio que afetou a influência de sua voz... E que tinha dificuldade de falar em ...

leia mais +

OPEN BAR DA CIRROSE

A nomenclatura do texto servirá como sinal de alerta –OPEN BAR DA CIRROSE -Que não échique... Está mais para pé inchado...E quanta gente, também,com status social deteriorado pela toxicomania.

A palavra é de origem Inglesa, que significa “Bar Aberto” com Fast-food de limão com sal, maracujá azedo, carambola... Tornando-se um santo remédio para fígado... Ele fica igualzinho à cor de“bofe seco” como reflete a imagem...

O diagnostico vem da barriga, beiço, rosto e pele; os feirantes do mercadinho sabe quem são os caras de “cururus” portadores desse mal que só com transplante e olhe ...

leia mais +

CORAÇÃO MAGOADO

Esta presepada veio de Altamira, no Estado do Pará. Quando a visitei acompanhado de um Gen. Reformado aquele 51º Batalhão de Infantarias de Selva. Inclusive, à vista panorâmica dar-se para o Rio Xingu. Por sinal muito aconchegante.

Conversando com um aspirante (oficial) do exército, na ordem hierárquica abaixo do Segundo-tenente...

Nesse vai e vem de casernas; quando ressaltou sua ultima estadia na cidade Manacapuru, limitando-se com o Rio Japurá, região da Amazônia legal.

Com um efetivo bem sobressaído; questionei se existia realmente reciprocidade solidária dos seus subordinados com os superiores? Respondendo que ...

leia mais +

AVEXADO COME CRU

Navegando nas águas cristalinas e puras do Rio Tocantins, até a praia dois irmãos, outro santuário da natureza.

Época de Rio cheio. Objetivo: passeio e pescar. Comitiva grande; embarcação de 30 toneladas, com toldo; período de Semana Santa; enfrentando mutucas e muriçocas... Fazendo parte.

Saindo do cais do porto com alvorada de foguetes; fogão acesso até o regresso. Abastecimento completo. Bebidas à vontade.

Primeira parada no povoado Saranzal; compramos um cacho de coco da praia e uma banda de capivara seca. Segue viagem, até o destino traçado.

Os riachos que ...

leia mais +